Avisos e Dicas

02/12/2011

Como agir em uma entrevista

Na hora de conseguir um emprego, realizar uma boa preparação para o processo de seleção pode ter tanta importância quanto os conhecimentos técnicos que você acumulou por anos. O que falar, como agir, como se vestir, o que perguntar são algumas das questões que geram insegurança nos candidatos. Por isso, é fundamental que o profissional se prepare para saber como agir durante a entrevista e planeje seus passos e eventuais contatos com a empresa depois do encontro.
Antes da entrevista
  • Entre no site da empresa: é importante entender a estrutura e o posicionamento da empresa. Você pode ser perguntado se conhece a empresa, e indo preparado (conhecendo as áreas de atuação, rotas e frota, você se destaca! Ir despreparado pode causar má impressão. 
 
  • Estude o local da entrevista: procure pesquisar onde é a empresa, qual a melhor forma de chegar, e calcule quanto tempo deve demorar. Programe-se para chegar com antecedência – lembre que, além do trânsito, é comum o candidato enfrentar filas na portaria do edifício, na identificação/crachá ou mesmo se perder pelos corredores até chegar à sala de entrevista. Todo esse tempo deve ser levado em consideração.
 
  • Pense em que roupa usar: a apresentação é a sua porta de entrada. É importante que as mulheres não usem decotes e os homens não estejam mal vestidos ou com a barba por fazer. "Situações assim causam impacto em um primeiro momento. Parece que a pessoa não tem interesse em passar uma boa impressão."
 
 Durante a entrevista
 
  • Tenha postura: o modo como o candidato senta pode demonstrar desânimo e falta de interesse. "É preciso mostrar energia para o entrevistador. Uma empresa nunca quer alguém que parece estar cansado ou que não está interessado em nenhuma avaliação". "O candidato deve entender que está sendo avaliado do início ao fim." Não seja excessivamente informal nas entrevistas, seja simpático mas sem exageros.
 
  • Não minta: o profissional deve falar sobre as experiências que realmente teve, sem esconder responsabilidades ou acontecimentos. "O recrutador está preparado para investigar e ver se há coerência no que a pessoa está falando. A mentira pode gerar um descrédito".
 
  • Enfatize apenas o que fez: é importante enfatizar as situações em que se destacou e a forma como  conduziu essas situações. Falar mal do chefe ou da empresa onde trabalhou não é bem visto e pode criar uma situação desfavorável e constrangedora. O candidato precisa se dedicar a mostrar suas habilidades e os resultados que já alcançou na carreira, ou seja, exponha seu valor, mas sempre sem exageros.
 
  • Responda ao que foi perguntado: é fundamental que o profissional preste bastante atenção no que o recrutador lhe perguntar. Responda com detalhes e sempre dê exemplos. O profissional deve evitar respostas simples, como “sim” ou “não”. Lembre-se que na verdade o que o recrutador quer é conhecer sua experiência e como o profissional reage nas situações.
 
  • Não priorize o salário: a remuneração é importante e faz parte do interesse pela vaga. Mas é preciso muito cuidado na hora de se falar sobre isso na entrevista. O ideal é enfatizar o que o profissional espera da empresa e citar um valor médio da sua pretensão.
 
Em linhas gerais, seja você mesmo! E, boa sorte!
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